Equipe do Laboratório

Ariadne Fares Sabbag - MESTRADO
Meu trabalho é sobre filogeografia e filogenia do gênero Thoropa (Anura: Cycloramphidae), popularmente conhecida como rã-das-pedras (e variantes) por preferir ambientes de pedras e rochas úmidas e com fios de água doce. O gênero ocorre em regiões de Mata Atlântica, com exceção de Thoropa megatympanum que ocorre em regiões de transição de Cerrado com Mata Atlântica em Minas Gerais. Para o estudo utilizo genes mitocondriais e nucleares como marcadores moleculares. Tenho interesse em filogeografia e sistemática filogenética de anuros.



Bianca v. M. Berneck – DOUTORADO


Desenvolvo tese de doutorado sob orientação do Prof. Julian Faivovich , co-orientação do Prof. Célio Haddad e colaboração do Prof. Carlos A. G. Cruz. Meu trabalho investiga os limites interespecíficos de um gênero de pererecas (Aplastodiscus) buscando identificar espécies ainda sem nome e provir uma diagnose atualizada para as já descritas. Além disso, com a colaboração de mais colegas estou conduzindo uma análise filogenética para todas as espécies reconhecidas, onde buscamos investigar a evolução de diversos sistemas de caracteres morfológicos e comportamentais.












Danilo Barêa Delgado - MESTRADO

Desenvolvendo dissertação de mestrado sobre história natural da perereca-carará (Hypsiboas prasinus) na Serra do Japi, sob orientação do Professor Célio F. B. Haddad. O objetivo do trabalho é fornecer informações sobre comportamento, bioacústica e territorialidade da espécie. O trabalho é baseado em observações naturalísticas e experimentos comportamentais em campo. 









Dina Maria - (Bolsista Técnica do CNPq)



1) Auxílio na preparação de excursões de campo.

2) Auxílio na organização e manutenção de coleções científicas de espécimes de anuros (coleções de desovas, girinos e pós-metamórficos).

3) Auxílio na manutenção de coleção de fitas magnéticas contendo gravações de sons emitidos pelos anuros.

4) Auxílio na manutenção do arquivo de fotografias de anuros.










Eliziane Garcia de Oliveira - MESTRADO

Sou aluna de mestrado sob orientação do Prof Dr Célio Haddad. O título do meu trabalho é "História natural de Brachycephalus pitanga no Núcleo Santa Virginia, Parque Estadual da Serra do Mar" e tenho como principais objetivos descrever vocalizações e o comportamento territorial e reprodutivo, além de analisar a dieta da espécie, comparando-a com a disponibilidade de alimento no ambiente.












Fábio Perin de Sá - MESTRADO

Desenvolvo projeto de mestrado sob orientação do Prof. Célio Haddad e co-orientação da Profª. Juliana Zina. Estudo a única espécie do gênero Hylodes (Hylodidae) que ocorre na Serra do Japi, Jundiaí, São Paulo, a rãzinha-de-corredeira. Hoje está classificada como Hylodes cf. ornatus, sendo um dos aspectos do meu trabalho o entendimento de sua posição taxonômica dentro do grupo de Hylodes lateristrigatus, fazendo uso de ferramentas moleculares. Aspectos comportamentais e reprodutivos da espécie também são focos do projeto 




Leo R. Malagoli - MESTRADO
Atualmente sou aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia da Unesp de Rio Claro, no nível mestrado. Estou vinculado ao Laboratório de Herpetologia, onde sou orientado pelo Prof. Dr. Célio Haddad. Também sou Co-orientado pelo Prof. Dr. Ricardo J. Sawaya, da UNIFESP. O título de meu projeto de pesquisa é “Diversidade e distribuição dos anfíbios do Núcleo Curucutu, Parque Estadual da Serra do Mar, SP”. Os três principais objetivos deste trabalho são: (1) obter informações sobre o uso do ambiente das espécies existentes no núcleo e relacionar com a diversidade de modos reprodutivos; (2) conhecer a diversidade (alfa e beta) dos anfíbios no Núcleo Curucutu e como as espécies estão distribuídas, temporalmente e espacialmente; (3) conhecer a atividade sazonal das espécies. Também me interesso por biogeografia, macro-ecologia e Biologia da Conservação.





 Marina Walker - MESTRADO
Sou aluna de mestrado do Prof. Dr. Célio Haddad, e desenvolvo o projeto "Revisão taxonômica do Gênero Fritziana Mello-Leitão, 1937 (Anura; Hemiphractidae)".  Esse grupo de pererecas marsupiais tem sido alvo de diversas mudanças taxonômicas e são de difícil identificação. Uso caracteres morfológicos e de biologia molecular como ferramentas para analisar as espécies descritas para o gênero, no intuito de buscar uma diagnose mais precisa para elas; fazer os acertos taxonômicos e nomenclaturais; descrever as possíveis espécies não descritas e propor uma filogenia.
Lattes
e-mail: marinawff@gmail.com


Nadya Pupin (ASSISTENTE DA COLEÇÃO)

Sou responsável pelo gerenciamento das coleções de exemplares e de tecidos de anfíbios.
Coordeno empréstimos, devoluções, doações e permutas de exemplares e alíquotas de tecidoscom outras instituições, auxilio pesquisadores do laboratório no desenvolvimento de suas atividades, oriento pesquisadores visitantes em consultas à coleção. Sou mestre em Zoologia e desenvolvi minha dissertação de mestrado no Laboratório de Herpetologia sobre aspectos ecológicos e reprodutivos de espécies do gênero Physalaemus, com o objetivo principal de verificar a existência de diferenças na reprodução de espécies deste gênero vivendo em hábitats contrastantes. Tenho interesse em ecologia, evolução e reprodução de anuros.






Tereza Thomé - PÓS-DOUTORADO
Meu trabalho é sobre anfíbios típicos da Caatinga, o bioma menos estudado e protegido do país. A ideia é usar marcadores moleculares para explorar os mecanismos responsáveis pela diversificação destes animais, e assim aprender mais sobre a história biogeográfica da região. Particularmente, procuro entender como as adaptações fisiológicas e comportamentais que permitiram a ocupação deste ambiente xérico afetam a estrutura genética das espécies. Os dados gerados por esta pesquisa proporcionarão o mapeamento da diversidade genética e dos processos evolutivos ocorrendo bioma e a avaliação da efetividade das Unidades de Conservação federais em preservá-los.



Thais Helena Condez - DOUTORADO

Sou aluna de doutorado sob orientação do Prof. Célio F. B. Haddad, com co-orientação do Prof. Sérgio F. dos Reis. Tenho como objetivo principal investigar padrões de distribuição e aspectos de ecologia do gênero Brachycephalus - constituído por anfíbios de tamanho reduzido, em maioria associados a ambientes de altitude, e que são endêmicos da Mata Atlântica. Com base nestas informações, pretendo ampliar o conhecimento sobre este grupo de espécies e sua história evolutiva, além de juntar informações importantes para sua conservação.



                        Victor G. D. Orrico - DOUTORADO

Desenvolvo tese de doutorado sob orientação do Prof. Julian Faivovich. Meu interesse geral é sobre aspectos filogenéticos e taxonômicos de anfíbios anuros. Meu doutorado visa recuperar as relações filogenéticas entre as espécies atualmente válidas de um gênero de pererecas (Dendropsophus) investigando a evolução de diversos sistemas de caracteres através de análises de evidência total. Paralelamente, busco compreender e resolver, nos pontos onde for possível, o caos taxonômico que permeia este gênero atualmente.








 Vitor Hugo Mendonça - PÓS-DOUTORADO 
Meu principal interesse de pesquisa é estudar os mecanismos envolvidos na estruturação de comunidades biológicas ao longo de escalas locais e regionais, utilizando comunidades de anuros neotropicais como principal sistema de estudo.

Lattes   
email: vitorbioibilce@yahoo.com.br








Mariana Lyra - PÓS-DOUTORADO


Lucas Nicioli Bandeira - MESTRADO


Carla Cassini - DOUTORADO







3 comentários:

  1. Por favor deixe meu nome como "Victor G. D. Orrico". Ia ser legal colocar os links para o laates tb. Eu ia dizer para aumentar a letra, mas o tratado de Fritziana da Marina não deixa né... =)

    ResponderExcluir
  2. Vou encarar como elogio, viu Victor G. D. Orrico!
    realmente ficou grande qdo vi os outros, vou diminuir, ok?
    Acho que falta por o e-mail de todo mundo, e o laaaattes tb...
    ia ser bom por o nominho da fapesp em algum lugar tb (eles pedem pra por em qqer forma de divulgação de trabalho q eles auxiliem, e acho q é o caso)
    Ia ser legal por uma parte com as publicações da galera, mas ia ser mto trampo, né?
    ah, Falta a dina, nadya, Mari, azê...

    ResponderExcluir
  3. olá, eu gostaria de fazer um empréstimo de sapo, perereca, rã vivas. Para exibição em aula de anfíbios.

    ResponderExcluir